quinta-feira, 22 de maio de 2008

convite

VENHA JUNTAR-SE A NÓS; NÃO HESITE!

CONTACTOS:



Abú Moreira: 6613802 / 6845250
Augusto Abate Samba: 6812074

E-mail:adigui-bissau@hotmail.com

findaiam@yahoo.fr
auguas2006@yahoo.com.br
























INDICE:
1 – TITULO --------------------------------------------------------------Pag.03
2 - CONTEXTO (HISTORIAL) --------------------------------------------Pag.03
3 - INFORMAÇAO (MONOGRAFIA) --------------------------------------Pag.04
4 - DESCRIÇAO DO PROJECTO -------------------------------------------Pag.04
5 – OBJECTIVO -----------------------------------------------------------Pag.05
6 – BENEFICIARIOS ------------------------------------------------------Pag.05
7 – PROBLEMATCA -------------------------------------------------------Pag.05
8 – ESTRATEGIAS --------------------------------------------------------Pag.05
9 - RESULTADO ESPERADOS ---------------------------------------------Pag.06
10 – ACTIVIDADES -------------------------------------------------------Pag.06
11 – INDICADORES -------------------------------------------------------Pag.06
12 - ORGANIZAÇAO E FUNCIONANTO (seguimento e avaliação) ---------Pag.06
13–ORÇAMENTO --------------------------------------------------------Pag.07 e 08
14 - DURAÇAO DO PROJECTO E CALENDARIO DE EXECUÇAO –--------Pag.08



























TITULO

Pedido da Legalização e Abertura da Conta Bancária


LEMA:
AJUDAMOS OS NOSSOS VELOS ( NÔ DJUDA NÔ GARANDIS )



CAPITULO I: CONTEXTO


Ao fazer a ronda, a vigia nocturna não estava preparado à cena horripilante que o aguardava. Logo ali, do lado de fora de um conjunto residencial de luxo, ele se deparou com dois corpos sem vida: um casal de idosos que tinha pulado da janela do seu apartamento, (numa casa de palha). Por mais chocante que tenha sido esse suicídio, o motivo de terem feito isso era ainda mais chocante, um bilhete encontrado no bolso do marido dizia:
Estamos parado, pondo fim as nossas vida por causas dos constantes abusos e maus – tratos que sofremos nos mãos dos nossos filhos e das nossas noras.
Os detalhes deste episódio podem ser comum, mas a questão por trás dele é tão comum que se tornou motivo de preocupação. De facto, maltratar os idosos é um problema que contaminou praticamente a sociedade guineense em geral.
Nos estudos feito pela ADIGUI-BISSAU cerca de 80% dos idosos guineense relataram ter sido maltratados explorados geralmente por um membro da família. No entanto muitos dos idosos sentem – se envergonhados ou tenerosos demais para falar sobre esse situação lastimável. Por outro lado, uma fachada de fontes vínculos familiares, esta desmoranando sob um numero crescente dos idosos rejeitados pelos filhos. De acordo com estudo feito pela ADIGUI-BISSAU concluíram que entre um a dois mil idosos com a idade compreendida a partir de 60 anos são vitimas acusação de feiticeira, má – tratos e exploração. Para receber cuidado e protecção, um promotor de ADIGUI-BISSAU declarou que o abuso dos idosos é uma das questões mais serias com que se confrontam os órgãos de repressões ao crime hoje em dia, aumenta a preocupação de que os idosos estejam sendo explorados pelos familiares; principalmente pelos parentes que tem problema com droga e álcool. O número registado de maus – tratos aos idosos aumentou drasticamente sobretudo aos de 60 anos de idade nos últimos anos. “ Os idosos vítimas de maus – tratos precisam receber ainda mais atenção como as crianças vítimas de outro tipo de abusos ou violência. Em comparação com o abuso de criança e de mulheres, o abuso dos idosos tendem a demorar mais a vir à átona, porque os idosos acham que a culpa deles, quando o acto da violência é praticada pelo filhos não só; como também por parte dos governantes e autoridade locais que até então são capazes de resolver este flagelo social. É nítido contraste com as pessoas que maltratam os idosos, ADIGUI-BISSAU preza muitos com os que estão com idade avançada.
Segundo o nosso objectivo deixa claro que ADIGUI-BISSAU se preocupa com os idosos ao encontrar alguém a maltratar ficaremos irado e assim também como as viúvas, os membros desta organização estima muitos por eles.
Não é de surpreender que o respeito pelas pessoas de mais idades fosse parte fundamental da lei que ADIGUI-BISSAU dá aos seus sócios; e mostrar consideração para com idosas e então afecta a relação de ADIGUI-BISSAU com os inimigos dos idosos.
Motivo esse que levou ADIGUI-BISSAU a cuidar dos idosos e não basta simplesmente de deixarmos de maltratar os idosos, devemos também mostrar interesse activo neles, fazendo coisas para o seu benefício. Ainda dizia um idoso “ muitas vezes olho para trás me lembro dos erros que cometi e olho que não fora poucos. Fico pensando que poderia ter me saúde melhor “
ADIGUI-BISSAU, é formado por. Um grupo de jovem com uma formação académica Médio e Superior que tomam dianteira de cuidar dos idosos duma forma prática.







CAPITULO II: INFORMAÇÃO (MONOGRAFIA)

Associação em defesa dos idosos da Guiné-Bissau “ ADIGUI-BISSAU “ foi fundada no dia 21 de Abril de 2006 em Bissau.
Tendo em conta a queda do artigo 4º da Constituição da República da Guiné-Bissau, permitiu a criação de Associações e ONG`S. Surge sucessivamente grupos de pessoas de uma forma organizada que criam Associações ou ONG’S para melhor contribuir na defesa de uma determinada área de intervenção.
Considerando que o humanidade se encontra num momento determinante da sua historia. Confrontamo-nos com uma perpetuação das disponibilidades entre nações e dentro delas, um agravamento da pobreza, da fome, das doenças e do analfabetismo e a deterioração continua dos ecossistemas de ele dependemos para o nosso bem-estar. Ainda associada a problemática da defesa dos idosos neste contexto social, para tal surgiu um grupo de jovens de boa vontade que tem a Formação Académico Médio e Superior adequado a necessidade de participar activamente e empenhados na busca de soluções viáveis para a defesa e desenvolvimento sócio económico a que todos almejamos.
Aceitando os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos dos Homens, na Constituição da República da Guiné-Bissau, defendendo o primado da Liberdade da Paz, da Democracia e da Igualdades
Não gerência aos assunto alheios aos seus objectivos e nem violência o respeito mútuo da cooperação, da amizade e da solidariedade social e humanitárias.
Desde a sua fundação encontra-se integrado no vasto movimentos em defesa dos Idosos da Guiné-Bissau. Fixou como objectivo fundamental a defesa dos idosos, conservação e protecção do meio ambiente e da natureza.
Para realização desses objectivos, a nossa associação pretende congregar no seu seio todos os Idosos Guineenses e Estrangeiros através de recenseamento a ser efectuado aos Idosos imbuído de vontade de fazer progredir o seu colectivo.


CAPITULO III: DESCRIÇÃO DO PROJECTO

O seu domínio de intervenção baseia-se na Defesa dos Idosos e Viúvas carenciados; na formação, informação, educação sensibilização, protecção do meio ambiente e na cooperação.
ADIGUI-BISSAU, dispõem de associados voluntários e activos e de uma experiente qualificada na organização, gestão associativa, na divulgação e protecção dos Direitos dos Idosos, isso permite uma boa gestão da nossa área geográfica de intervenção sobretudo a grande participação directa dos seus grupo alvo.
Tem como as receitas as quotas dos seus associados, os rendimentos dos seus bens ou quaisquer actividades por se procedido e os donativos que lhe foram feitas.
O património de ADIGUI-BISSAU inclui todos os bens e direitos afectos a realização dos seus fins, que por ela tenha sido adquirido a título gratuito.
As zonas de intervenção abrange todas as regiões inclusive SAB.









CAPITULO IV: OBJECTIVOS

Objectivos propostos no quadro do presente projecto assentam em:
1 - Objectivos Gerais
- Pedido da Legalização e Abertura da Conta Bancária
- Defender todos os idosos, da discriminação, exploração, acusação, exclusão, abandono e maus – tratos.
2 – Objectivos Específicos
- Se fomos legalização, teremos mais direitos ou a maneira de podermos cumprir o nosso objectivo.
- Se temos conta abertura assim poderemos receber o financiamento.
- Contribuiremos para a diminuição da elevada taxa da violação dos Direitos Humanos em particular os Idosos e Viúvas, através de sensibilização da comunidade, familiares sobre direitos e deveres dos Idosos;
- Conhecer o número dos Idosos beneficiários;


BENEFICIARIOS
O Projecto prepara – se beneficiar neste 1ª fase a camada Idosa recenseados, familiares dos Idosos recenseados, membros da associação e comunidade, de SAB e nas cidades de Gabu, Quinará, OiO, Tombali e Biombo. De forma directa e indirecta o Projecto abrange os Idosos Nacionais e Estrangeiros destas zonas.
Em suma, o Projecto oferecerá importantes benefícios e vantagem para a comunidade Idosa referida tais como:
- Possibilidade de ficar livre de discriminação, exploração, exclusão, acusação, abandono e maus – tratos.

PROBLEMÁTICA
Os Idosos destas zonas (SAB, Biombo, Gabú Quinará, OIO e Tombali) suportam uma serié de dificuldades, pela situação actual da Vida.
- Falta da condição;
- Falta de acesso ao centro de saúde;
- Falta de assistência Medica e Medicamentosa;
- Falta de benefício dos ordenados da providência social na vida de reforma.
Também são aproveitados com a mão de obra barata nos serviços nocturnos (guarda) e no saneamento básico da cidade, sem mínimo condição e protecção, não são pagos pelos patronatos atempadamente.
E são abandonados pelos filhos a procura dos locais urbanos, vitimas das doenças e perda da vida por falta de bom condição de higiene, animação, lugares de lazer ou de repouso, e exclusão nos certos actividades familiares.
Com a ausência de condição para a sua defesa e minimização das dificuldades encontradas, colocou todo nos permanentes expectativas. A introdução desta iniciativa associativa irá contribuir imensamente na redução e defesa dos efeitos negativos, que são: exploração, exclusão, abandona, discriminação e maus – tratos sofridos pelos Idosos carenciados desta zona.


CAPITULO VII: ESTRATÉGIAS

As estratégias a imprimir neste quadro serão:
- Formação dos membros animadores;
- Recenseamento dos idosos beneficiários;
- Sensibilização dos familiares e comunidade das zonas;








CAPITULO VI: RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos com 22 animadores capacitados nas áreas de protecção e conceitos básicos dos Idosos,
- Sendo realizado recenseamento dos Idosos na Região de Biombo, Gabú, Quinará, Tombali, OIO e Sector Autónomo de Bissau (SAB);
- Famílias e comunidades sensibilizado na Região de Biombo, Gabú, Quinará, Tombali, OIO e Sector Autónomo de Bissau (SAB);


CAPITULO VII: ACTIVIDADES
São levado a cabo seguintes actividades para execução prático do projecto:
- Formação dos membros animadores na Protecção, Direitos, Deveres e Conceito Básicos dos Idosos e do meio ambiente,
- Recenseamento dos idosos beneficiários nas Zonas em acção:
1. Pelos membros formados;
2. Através dos inquéritos que será efectuados juntos das Familiares, por uma ficha de recenseamento escrita e participação oral.
3. Para superar membros, conhecer os números da camada pretendidos e identificar as dificuldades;
4. Para ser conservado e protegido;
- Sensibilização das comunidades e familiares das zonas referidas para uma participação activa na Defesa, Cuidado, Protecção e Respeito pelos Idosos;
- Formação de um comité de seguimento;
- Seguimento e avaliação das actividades;


CAPITULO VIII: INDICADORES

As materiais de trabalhos que são disponíveis
- 02 Pessoais formadores no domínio de Deveres, Direitos e Conceitos Básicos dos Idosos;
- 22 Cadernos, 44 canetas, 24 pastas, 02 resmas para recenseamento, 24 camisolas, a partir de Junho de 2008;
- 02 Megafones para sensibilização a partir de Julho de 2008;
- O comité de seguimento será formado e funcionará a partir de Junho de 2008;


CAP. XIX ORGANIZAÇAO E FUNCIONAMENTO
Neste quatro o comité de seguimento será organizado pelos dois membros da Associação e um elemento da entidade financiadora.
- Um Presidente;
- Um Secretario;
- Responsável de património;
Este comité terá a responsabilidade de controlar o estado funcional de actividades;





















MONTANTE SOLICITADO
Para o efeito de Abertura da conta Bancária precisamos de 150.000.00 (cento e cinquenta mil franco cfa)

Para o efeito da Legalização tudo depende de números de página do Estauto










































Sem comentários: